Caseum Tratamento

Informações Sobre Cáseos

Como Acabar Com o Mau Hálito

A halitose é uma condição que aflige uma grande porcentagem dos brasileiros, não existem segredos ou técnicas mirabolantes de como acabar com o mau hálito. Muitas vezes é a consequência de descuidos com a higiene bucal, inclusive, pode ser sinal de outros problemas de saúde. O mau hálito também pode ser agravado pela sua dieta alimentar e outros hábitos de vida insalubres.

Como a Comida Afeta a Saúde Bucal?

Todos os alimentos ingeridos passam por um processo de deglutição que processa os alimentos que entram por sua boca. Quando ocorre o consumo de alimentos com odores fortes – como alho ou cebola – a escovação, uso de fio dental e até mesmo bochechos apenas cobrem o odor temporariamente. O odor não irá desaparecer completamente até que todos alimentos tenham sido eliminados pelo corpo através de vários processos químicos corporais.

Falta de Higiene Bucal: Causa da Halitose?

Se você não escova seus dentes e faz o uso de fio dental, as partículas de alimento provavelmente permanecerão em sua boca. Isso causa o crescimento bacteriano na boca, em torno das gengivas, e na lingua; causando o mau hálito. Enxaguantes antibacterianos limpam a boca e eliminam as bactérias que causam a haltose.

Lembre-se também, bactérias que causam um mau odor podem se encontrar em dentaduras que não tenham uma manutenção adequada.

Quais Problemas de Saúde Estão Relacionados ao Mau Hálito?

O mau hálito ou aquele mau gosto na boca pode ser um sinal de aviso da doença de goma. Esta condição ocorre devido ao acúmulo de placas nos dentes. Bactérias causam a formação de toxinas, irritando assim as gengivas. Caso você não busque o tratamento, pode ocorrer danos a saúde bucal.

A  condição médica mais conhecida como boca seca, pode igualmente ser a causa do mau hálito. A saliva é algo necessário no umedecimento da boca. Ela age neutralizando os ácidos produzidos, e eliminar as células mortas que se acumulam na língua, gengivas e bochechas. Caso não sejam removidas essas células se decompõem e podem ocasionar o mau hálito. Boca seca pode ser um efeito colateral de vários medicamentos, problemas com a glândula salivar, ou respiração contínua através da boca.

Como Acabar Com o Mau Hálito: É Possível?

Existem várias formas de tratamento para halitose, os mais comuns são:

Ter uma boa higiene bucal. Os dentistas recomendam escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia para remover restos de comida dos dentes e gengivas. Escove os dentes depois de cada refeição, não se esqueça da importância de escovar a língua também. É necessário substituir a escova de dentes a cada 2-3 meses, ou, após uma doença. Use o fio dental após escovar os dentes ao menos uma vez ao dia, de preferência antes de ir dormir. Enxague com um anti-séptico antibacteriano ao menos duas vezes por dia. Quem faz uso de dentaduras deve lembrar de remover durante a noite e fazer a limpeza antes de usá-la na manhã seguinte.

Manter visitas regulares ao seu dentista. Seu dentista vai realizar um exame oral e também a limpeza dos dentes. Ele será capaz de detectar e tratar a doenças que podem ser a causa do odor do mau hálito (halitose).

Consumir bastante água. O consumo de água é importante para manter o corpo hidratado e sua boca na umidade correta. Gomas de mascar e balas de todo o tipo também estimulam a produção de saliva, ajudando assim a limpar as partículas e bactérias dos alimentos. Balas de hortelã contendo xilitol (Valda) são as melhores.

Ter controle sobre sua dieta. Muitos dos males que nos afligem são decorrentes da má alimentação, faça anotações com os alimentos que você costuma ingerir e leve ao seu dentista para análise. Do mesmo modo, faça uma lista dos medicamentos que você costuma usar. Alguns rémedios podem desempenhar um papel essencial na produção de odores na boca.

Halitose: Qual Profissional Procurar?

O profissional correto para diagnosticar e tratar a halitose é o dentista. Caso seu dentista determine que a sua boca está saudável, apesar do odor, você pode ser encaminhado para o seu médico ou para um especialista para determinar a fonte do odor e se possível iniciar o quanto antes o tratamento. Caso o dentista diagnostique o odor sendo proveniente da doença de goma, o dentista pode iniciar o tratamento da doença. Também pode ser o caso que seu dentista te encaminhe a um periodontista, um dentista especializado no tratamento de condições gengivais e que sabe como acabar com o mau hálito.

Quais Produtos Usar Para Tratar a Halitose?

Um anti-séptico bucal pode ajudar a erradicar as bactérias que causam o mau hálito. Marque um horário ao seu dentista e discuta com ele o produto mais adequado para sua situação. O produto certo acompanhado de uma mudança na dieta e manutenção da higiene bucal são o verdadeiro segredo de como acabar com o mau hálito.

Categories: Saúde Bucal