Caseum Tratamento

Informações Sobre Cáseos

Como Evitar Caseum?

Como evitar caseum é um tópico recorrente, os cáseos causam muita frustação naqueles que sofrem com essa condição. O único modo de impedir o aparecimento do caseum de forma permanente é com a remoção cirúrgica das amígdalas.

Tal procedimento, mais conhecido como amigdalectomia, remove os tecidos das amígdalas completamente; eliminando assim a possibilidade de novos surgimentos de bolinhas brancas na garganta.

Ao contrário de apenas extrair as pedras da amígdala, tonsilectomias (amigdalectomia) são tipicamente realizadas fazendo o uso de anestesia geral. O pós-operatório é relativamente tranquilo, costuma causar dificuldade na deglutição e uma forte dor de garganta até uma semana após o procedimento.

Como Tratar Caseum?

O tratamento correto depende bastante do tamanho das amígdalas e de seu potencial em causar desconforto. As opções de tratamento incluem:

  • Aguardar que sejam expelidos naturalmente. Muitos dos cáseos não apresentam sintomas e não requerem tratamento especial.
  • Os cáseos podem ser removidos em casa também. Algumas pessoas preferem retirar as pedras da amígdala em casa com o uso de cotonetes ou escovas.
  • Gargarejo com água morna e salgada pode ajudar a aliviar bastante o desconforto da amigdalite, que muitas vezes acompanha os cáseos.
  • Tratamento médico com antibióticos podem ser usados para remover as bolinhas brancas na garganta. Enquanto possam ser úteis para alguns, eles podem não corrigir o problema crucial que está causando o caseum. Os antibióticos também apresentam vários efeitos adversos.
  • Tratamento com remoção cirúrgica e necessário quando as bolinhas brancas na garganta são excessivamente grandes e sintomáticas. Pode ser necessário que um cirurgião intervenha para efetuar a remoção. Porém, um clínico é capaz de realizar este procedimento de forma simples, usando apenas um anestésico tópico. Evitando assim os riscos desnecessários de uma anestesia geral.

Como Evitar Caseum: Metódos de Prevenção

Umas das maiores causas de ocorrência dos cáseos são a má saúde nasal. Alergias nasais e outras complicações podem fazer com que o muco se acumule na parte traseira da garganta. O muco aumenta sua exposição a bactérias orais, contribuindo assim para o desenvolvimento de caseum.

Se você experimenta problemas frequentes com alergias nasais, tente reduzir sua exposição a poeira, feche janelas e gaste mais tempo dentro de casa durante estações mais frias e mantenha o ar úmido com o uso de umidificador.

nariz entupido

Se hidrate, assegure-se de beber a quantidade recomendada de água, o recomendado é cerca de 12 xícaras por dia para homens e 8 xícaras para as mulheres. Beba líquidos em abundância durante o dia, assim ajudando a enxaguar as bactérias e evitar a boca seca. Essas são duas dicas imprescindíveis de como evitar caseum.

bebendo água

Consulte o seu otorrinolaringologista sobre a amigdalectomia. Algumas amígdalas são mais propensas ao surgimento de caseum devido seu formato e posição. Se o caseum e amigdalite forem problemas crônicos que interferem com seu dia-a-dia, você pode ter que considerar a possibilidade da extração cirúrgica de suas amígdalas.

Seu médico poderá realizar um exame e determinar se a amigdalectomia irá ajudar a prevenir o desenvolvimento de cáseos com base no estado de suas amígdalas. Espero que este artigo sobre como evitar caseum o tenha ajudado e fique de olho nos artigos que estão por vir.

Categories: Caseum