Caseum Tratamento

Informações Sobre Cáseos

O Quê é a Doença de Crohn?

A doença de crohn é uma doença inflamatória intestinal que causa inflamação na boca e percorre todo o caminho pelo trato digestivo até o ânus. Pode ser uma doença complicada de diagnosticar devido à sua semelhança com outros distúrbios inflamatórios, como a colite ulcerosa ou a síndrome do intestino irritável.

A doença de crohn geralmente causa inflamação no intestino delgado menor, conhecido como o íleo. A inflamação vai se alastrando pela parede do intestino causando dor e diarréia.

Quais as Causas da Doença de Crohn?

Não se sabe o que causa a doença de crohn, embora se pense que pode ser devido a hereditariedade ou o resultado de um vírus ou bactéria invadindo o corpo. Até à presente data não foi fornecida nenhuma resposta definitiva.

Afeta tanto homens quanto mulheres e pessoas que sofrem com esta doença também tendem a ter anormalidades em seu sistema imunológico, embora se esta é uma causa ou um sintoma da doença é um fator desconhecido. Uma coisa estabelecida é que a doença de crohn não é causada pelo estresse, embora o sofrimento emocional possa exacerbar os sintomas.

Quais os Sintomas da Doença de Crohn?

Os sintomas mais comumente experimentados por portadores da doença são dores abdominais severas, acompanhado de diarréia. Alguns também relatam sangramento no reto, emagrecimento e febre. Crianças que sofrem com a doença de crohn podem experimentar alguns atrasos no desenvolvimento e crescimento devido à falta de vitaminas e minerais essenciais absorvidos no corpo.

Devido à semelhança de seus sintomas com outras doenças inflamatórias é complicado determinar se um paciente está realmente sofrendo com a doença de crohn.

Como Diagnosticar a Doença de Crohn?

O diagnóstico requer um exame físico completo e um número de testes a serem realizados. Estes podem incluir exames de sangue para verificar se há anemia e fornecer amostras de fezes para verificar se há indícios de sangue, o quê poderia indicar uma infecção ou hemorragia nos intestinos.

Além disso, testes mais invasivos também podem ser necessários, por exemplo, beber um líquido de bário e ter uma série de raios-x tomados que irão destacar qualquer sinal de inflamação ou anomalias. Uma colonoscopia também pode ser necessária para confirmar o diagnóstico da doença de crohn. Neste caso, um endoscópio é inserido no ânus e percorre até o intestino grosso para procurar por sinais de sangramento ou inflamação. Uma pequena amostra de tecido pode ser retirada neste momento para uma análise mais aprofundada. Uma vez com a confirmação da doença de crohn mais testes podem ser necessários para determinar a extensão e gravidade da inflamação.

Existe Cura Para a Doença de Crohn?

Não há nenhuma cura imediata para a doença de crohn. Embora não tenha cura, através da gestão adequada os sintomas podem desaparecer ou serem amenizados por períodos prolongados. O tratamento para a doença de crohn varia de pessoa para pessoa, uma vez que depende do grau da doença e da área efetuada.

Todos os tratamentos servem para reduzir a inflamação, diminuir a dor, diarréia, o sangramento e garantir que o doente tenha a ingestão de uma dieta com os nutrientes corretos. Há três métodos principais de se alcançar estes objetivos, sendo eles medicamentação, cirurgia ou mudanças dietéticas.

Tópicos: